Olá!

Sejam bem vindos ao Diario Exposto de Jéssica Góis! Aqui é tudo verdade esperamos ajudar. Obrigada!

domingo, 28 de novembro de 2010

Texto para o trabalho amanhã! para tainah!

A produção de energia elétrica é de fundamental importância para a realização das atividades humanas e, principalmente, industriais. Atualmente, as fontes energéticas mais utilizadas são as de origem fóssil: carvão mineral, petróleo e gás natural. O agravante é que além de intensificarem os problemasambientais, essas fontes de energia irão se exaurir da natureza.



Visando minimizar os transtornos ambientais, vários países têm investido em energias alternativas, como por exemplo, a solar, eólica, energia das ondas e a geotérmica (calor interno da Terra). Essas fontes não poluem a natureza e são renováveis, ou seja, jamais se esgotarão.
A energia eólica é considerada a fonte energética mais limpa do planeta, sendo obtida através do movimento de massas de ar (vento) que é captado por hélices ligadas a geradores. No Brasil, o estado do Ceará se destaca por ser o maior produtor nacional desse tipo de energia.
No Ceará, houve um investimento de cerca de 1,5 bilhão de reais na construção de 250 torres para a produção de energia eólica, que estão distribuídas em 14 Parques. A produção elétrica é de 500 MW, suficiente para suprir as necessidades de uma cidade habitada por 2,5 milhões de pessoas.
Em agosto de 2008, a Petrobras inaugurou o Parque Eólico de Parajuru, compreendendo uma área de 325 hectares e operando com 19 aerogeradores. Posteriormente, o estado, devido ao seu grande potencial para produção desse tipo de energia, continuou investindo na construção de novos parques.
O Parque Eólico Bons Ventos, localizado no litoral, é o principal responsável pela produção de energia eólica no Ceará. Para a sua estruturação – instalação de 75 aerogeradores – foi realizado um investimento de 800 milhões de reais, e, nos próximos anos, outras torres devem ser instaladas no local, que possui grande potencial energético.
Além da energia eólica, o Ceará também desenvolve projetos para a produção elétrica através do aproveitamento das ondas do mar (energia das ondas) e do sol (energia solar). Estima-se que em 2011 o estado tenha a segunda maior usina do mundo de energia solar, ocupando uma área de 220 hectares, cuja produção será suficiente para abastecer 5 mil residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário